Sobre o Código e sua forma

Quais são as características que busco aplicar quando escrevo um código.

A minha forma de escrever código é a reunião da experiência de evitar enganos enquanto escrevo (formatações), exemplos na internet e documentação de softwares.

Eu sigo alguns padrões para escrever o código, sua formatação, nomear funções e variáveis, e com certeza, haverá similaridades com documentações existentes online.

Com relação as minhas intenções quando escrevo o código, são elas:

Inteligibilidade
Uma fácil compreensão do código, perseguindo o termo “linguagem de programação de alto nível”. Isso pode resultar num código procedural. Contudo, preciso que o código faça sentido para mim que não sou proficiente na maioria das abstrações da programação. Para um programador experiente, vai existir uma forma mais otimizada, com menos código, mas vou lembrar depois do seu funcionamento? Isso sempre me pergunto.
Rastreabilidade
Devido a minha insegurança em programar, gosto de aplicar no nome da variável o seu tipo: string, array ou objeto (Ex. $str_nome, $arr_nome, $obj_nome.). Isso não faz sentido em Python, mas para mim faz sentido em PHP e JS.
Referenciado
Quando o código for uma solução exclusiva encontrada na internet, certamente haverá uma citação com o link da solução. Soluções genéricas citando a documentação de algum software, certamente farei o link para a documentação e não para onde eu li a solução. Isso é muito comum no meu código, ter o link de referência daquela solução.

Poderia colocar exemplos para ilustrar isto, não é verdade? Mas penso que é tudo por agora. Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo da Página